Marcadores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PASSOS INICIAIS - MONOGRAFIA I - 2010.1

1. O TEMA - Concentre-se na escolha do tema, evitando quaisquer assuntos que já tenha sido objeto de estudo monográfico em períodos anteriores.
Superado este primeiro momento, sua tarefa mais importante e crucial é procurar problematizar o tema escolhido.

O que significa isto?


2. DEFINIR O PROBLEMA.

Significa simplesmente que todo e qualquer processo de conhecimento, mesmo tratando-se de um estudo tipo iniciação científica, como é o caso da Monografia, requer a definição do PROBLEMA.

O PROBLEMA é o ponto de partida de todo estudo; é o motor de qualquer tipo de pesquisa.
Então: se todo estudo tem como finalidade resolver um problema, qual é o PROBLEMA (jurídico, evidentemente) a ser pensado e resolvido por cada um de vocês, de acordo com o tema escolhido?

3. A melhor forma de fazer brotar um PROBLEMA é através da dúvida (ou da curiosidade) que o assunto desperta. E, seguramente, a maneira mais fácil e prática de explicitar ou definir o PROBLEMA é mediante a forma gramatical de uma PERGUNTA.
Em outras palavras: transforme a inquietação provocada pela sua dúvida em uma pergunta à qual você deverá responder de forma objetiva e consistente (o que lhe levará à hipótese que vai ser investigada por você no seu estudo; hipótese que deve se constituir na resposta ao problema; ou seja, na solução).
Agora bem: se toda aproximação a um tema ou assunto supõe uma PERGUNTA, esta, por sua vez, não poderá ser apresentada de forma ambígua, ou seja, com imprecisões.

4. Para tanto, você deverá encontrar um MARCO CONCEITUAL  ou TEÓRICO pertinente (as fontes, a literatura, etc.) ao problema da pesquisa ou do estudo: só assim conseguirá apresentar as soluções para o PROBLEMA.
Com isto queremos dizer que, para não buscar no vazio, ou, inclusive, para evitar sentir-se “perdido”, fazendo as coisas em vão, é necessário e fundamental definir antes, de maneira adequada, o campo teórico do problema, através das leituras mínimas exigidas (ou seja, a exploração bibliográfica das dez (10) fontes).

5. REVISÃO DA LITERATURA - O critério mais eficaz à hora de realizar a busca bibliográfica é levar em conta a abrangência, a atualidade, a relevância e a pertinência da informação, isto é, da   
Literatura ou dos textos (as obras, capítulos ou artigos) que vão servir de fundamentação ao tema. Se você não encontra fontes que abarquem estes quatro níveis de consulta, o melhor é esquecer o assunto e partir para outra temática com possibilidade de ser confirmada como estudo, o que quer dizer, possível de ser fundamentada.

6. Depois da definição do PROBLEMA, deverá encarar o passo seguinte, qual seja: fixar os OBJETIVOS: geral e específicos.

Recorde que, de antemão, com o propósito de evitar prolixidades desnecessárias, estabelecemos que os OBJETIVOS ESPECIFICOS não devam ultrapassar o número de quatro (04).
Em conseqüência, tenha sempre presente que, os OBJETIVOS devem definir o que cada um se compromete a desenvolver, ou, o que é o mesmo, a entregar como resultado da pesquisa ou do estudo, na forma de capítulos, quando da execução do projeto (Monografia II, com três capítulos).

Em síntese:



A determinação clara e precisa do PROBLEMA (a formulação coerente da pergunta) e, de igual forma, dos OBJETIVOS (o propósito a alcançar), é condição imprescindível para a construção do MARCO CONCEITUAL ou TEÓRICO (a partir das fontes do conhecimento que oferecem as respostas e permitem levar o estudo à meta segura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário